terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Carnaval !!!



Como eu já tinha escrito aqui, viajarei no carnaval. Tirando as passagens e a pousada, nada mais está resolvido. Muito bom, não ? rs Mas vai ser tranquilo de ajeitar, já tenho tudo na cabecita ... hihi
Amanhã pretendo dar uma olhada nas coisas que tenho aqui em casa, ver o que tenho q comprar e, caso necessário, fazer umas comprinhas básicas. Eu sou tão ruim arrumando mala, sempre chega na hora não sei onde está a meia, o xampú, o desodorante, maquiaquem sempre some, pilha pra máquina... ou seja, sou muito organizada né ! rsrs Mas nessa viagem tudo mudará hauha Vocês vão ver, quando eu voltar relatarei minha experiência como pessoa organizadíssima ahuhau (assim espero). Já estou com umas idéias aqui de arrumação, veremos hauhauh
Estava eu, em mais uma das minhas noites sem sono, lendo uma revista CLAUDIA COZINHA, do ano de 2002 ! rs Muito interessante por sinal... E nela havia uma reportagens sobre o Carnaval em Veneza. Até aí tudo bem, mas o que eu mais gostei foram as receitinhas das comidas típicas de lá no período. Então, colocarei duas aqui. Lembrando que eu não experimentei nenhuma delas, mas, em breve, pretendo fazer isso.. rs


Massinhas de Carnaval (chiacchiere di Carnevale)

Ingredientes

3 3/4 xícara de farinha de trigo
3/4 xícara de leite
1/3 xícara de manteiga derretida
1/4 xícara de açúcar
1 colher (chá) de casca de limão ralada
3 ovos
1 pitada de sal

Para fritar

3 xícaras de óleo

Para polvilhar

1/2 xícara de açúcar

Acessório

Carretilha

Preparo

1 - Numa tigela grande, misture bem os ovos com o açúcar. Junte o leite, o sal, a casca de limão e a manteiga.
2 - Acrescente a farinha e misture até obter uma bola de massa. Cubra com um pano seco e limpo e deixe descansar por 1 hora.
3 - Abra a massa sobre uma superfície lisa, polvilhada com farinha, até obter 2 mm de espessura. Com a carretilha, corte a massa em retângulos de 10 x 7 cm.
4 - No centro de casa retângulo faça um corte com a carretilha, no sentido do comprimento.
5 - Numa panela, aqueça bem o óleo em fogo baixo e quando colocar a massa aumente o fogo. Frite as massinhas aos poucos, virando-as às vezes, até ficarem douradas.
6 - Deixe escorrer sobre papel-toalha. Arrume em uma travessa, polvilhe com o açúcar e sirva.

Rende 40 unidades.


Bolinhos recheados com creme de chocolate (tortelli al ciaccolato)

Ingredientes

Recheio

2 xícaras de leite
1/4 xícara de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de maisena
2 colheres (chá) de essência de baunilha
3 gemas
1 pitada de sal

Massa

3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
1/2 xícara de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de fermento químico em pó
7 ovos
1 pitada de sal

Para fritar

3 xícaras de óleo

Para polvilhar

1/3 de açúcar

Preparo

Recheio
Numa panela média, misture todos os ingredientes. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até começar a ferver e engrossar. Retire do fogo e reserve.

Massa
1 - Numa panela, ferva o leite em fogo baixo com a manteiga até derretê-la. Junte a farinha, o açúcar e o sal e continue cozinhando, mexendo sempre, até a mistura soltar do fundo da panela. Retire do fogo e deixe esfriar.
2 - Junte os ovos, um a um, mexendo sempre. Misture até obter uma massa homogênea. Acrescente o fermento e misture novamente.
3 - Ponha o óleo em uma panela e aqueça-o bem em fogo médio. Com uma colher (sopa) retire porções da massa e frite os bolinhos aos poucos por 5 minutos ou até dourarem por fora e ficarem cozidos por dentro. Deixe escorrer sobre papel-toalha.
4 - Corte os bolinhos ao meio e recheie com um pouco de creme de chocolate reservado. Arrume-os em uma travessa e polvilhe com o açúcar. Sirva.

Rende 50 unidades.

A foto é da massinha de carnaval, eu retirei do site http://www.foto-sicilia.it/. Não achei foto da outra receita, fiquei triste.. rs

Um comentário:

Fabricio Judão disse...

Vooti... Fikei com água na boca heim! Algum dia eu recebo o dom de cozinhar e faço umas maravilhas dessa... Inté ;)